Python Fluente 2ª ed. no Catarse
Nada melhor que a xilogravura de um calango para ilustrar esta versão 🇧🇷 do Python Fluente, 2ª edição!
Chegou a hora de anunciar o Python Fluente 2ª edição em 3 volumes impressos no Catarse.me. Coloque seu nome lá para ser avisado quando a campanha começar, nos próximos dias. Algumas recompensas poderão ter tiragens limitadas.
Estamos produzindo o livro em 3 volumes, 8 capítulos por volume (cerca de 400 páginas cada). Você poderá comprar só um volume, ou um kit com os 3 volumes. Teremos versões com as listagens de código em cores ou P&B, e diferentes encadernações.
Os 3 volumes têm referências cruzadas entre si, que apontam também para a versão online. Por exemplo, no capítulo 3 (volume 1) eu menciono um exemplo que vai aparecer na seção 18.3.4 (volume 3). Além de citar a seção, colocamos um link curto fpy.li/4y que você pode digitar no navegador para ir direto para o exemplo citado, mesmo que não tenha o volume 3 à mão.
Este é um dos caprichos especiais dessa tradução primorosa, feita pelo programador, filósofo e tradutor Paulo Candido Oliveira Filho, meu amigo de infância.
A xilogravura da capa
Nesses tempos com tanto lixo feito por IA, resolvi prestigiar a arte tradicional dos capistas da literatura de cordel: encomendei ao artista e designer paraibano Thiago Castor uma xilogravura de verdade, com a matriz entalhada em madeira. É o calango nas capas dos 3 volumes.
No Catarse.me vamos oferecer um kit com uma xilogravura numerada, assinada pelo artista Thiago Castor + os três volumes em cores, autografados por mim.
Por que comprar se tem na Web?
Duas editoras nacionais famosinhas desistiram de produzir o Python Fluente, 2ª edição pelo mesmo motivo: coloquei o texto integral de graça na Web, para ajudar a comunidade Python de língua portuguesa.
O pensamento antiquado das editoras é que o livro de graça na Web atrapalha as vendas. A realidade é mais complexa. Primeiro, é fácil achar o PDF de qualquer livro por aí. Segundo, os autores de muitos best-sellers técnicos colocam seus textos na Web, e os livros continuam vendendo bem.
Minha hipótese é que o livro de graça na Web ajuda as vendas quando o livro é bom.
As pessoas começam a ler na Web e pensam:
“Quero mergulhar nesse livro, vou comprar para ler com mais conforto.”
E também:
“Vou ler no conforto, dar de presente, e prestigiar o autor e a equipe de produção!”
Bota seu nome lá para ser uma das primeiras pessoas a apoiar este lançamento!