Érico e o novo Papa
Érico Andrei é um grande amigo meu e da comunidade Python mundial.
Em outubro teremos a Python Brasil em São Paulo pela 2ª vez; em 2024 tivemos a Plone Conference (mundial) em Brasília pela 2ª vez, todas organizadas pelo Érico—além de N outros eventos pelo Brasil e pelo mundo. Ele também contribui código e trabalho voluntário para a comunidade Plone há uns 20 anos.
Érico estava no FISL, nas conversas para criarmos a Associação Python Brasil. Me convenceu a ser candidato para liderar a primeira diretoria, e convenceu os fundadores a votar na nossa chapa—a chapa única.
Em abril de 2005 eu trabalhava na Simples Consultoria—do Érico—quando Joseph Ratzinger 🇩🇪 e mais 116 cardeais se trancaram para escolher o sucessor do Papa João Paulo II 🇵🇱.
Meu trabalho era remoto (boa parte em Brasília) mas por acaso eu estava no escritório da Simples em Pinheiros na tarde do dia 19 de abril, quando subiu a fumaça branca. Alguém ligou a televisão para vermos o “Habemus Papam” ao vivo.
Apareceu na janela o Cardeal Jorge Medina 🇨🇱. Antes dele abrir a boca, o Érico anunciou:
— Ganhou o alemão.
Perguntei como ele sabia. Resposta:
— O Ratzinger é o cardeal mais importante, ele anunciaria o próximo Papa, se não fosse ele mesmo.
Érico curte acompanhar política e fazer política, no melhor sentido possível. Por isso Érico é um dos desenvolvedores mais inspiradores com quem já tive o prazer de colaborar e tomar cervejas por aí.
Érico: quem vai suceder Franciso 🇦🇷?
ℹ️ Note
Como um velho nerd com TOC, pesquisei o conclave de 2005 para pegar as datas e o nome do Cardeal Medina. Só cheguei nesse nome depois de aprender que a pessoa que diz “Habemus Papam” tem o cargo de Cardeal Protodiácono. A comunidade da Wikipédia mantém a lista, claro. Então a hipótese do Érico tava errada, mas acertou o resultado. Ratzinger entrou Papa e saiu Papa. Foi uma análise política expressa com segurança, no momento exato. Me convenceu 100%. É muito bom bom ter aliados como o Érico na política, e amigos como o Érico no bar.