Trabalhos
Veja a mini-biografia (≈40 palavras, com foto).
Algumas coisas que fiz:
Autor de Fluent Python (O’Reilly, 2015), publicado em 9 idiomas, com duas edições até abril de 2025. O texto integral da tradução oficial em português da segunda edição está em https://pythonfluente.com.
Principal Consultant na Thoughtworks (2015-2023).
Líder técnico na BIREME/OPAS/OMS (2009-2012).
Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2011). Transformei meu trabalho de conclusão de curso neste artigo: From ISIS to CouchDB: Databases and Data Models for Bibliographic Records.
Co-fundador do Garoa Hacker Clube, o primeiro hackerspace do Brasil (2010).
Co-fundador e primeiro presidente da Associação Python Brasil (2007).
Editor da Magnet—revista sobre cibercultura—publicada pela Editora Bookmakers, de Heinar Maracy e Tony de Marco (1996-1997).
Diretor técnico do Brasil Online (bol.com.br), o primeiro portal de informações da Abril S/A (1994-1996). As principais linguagens eram Perl, PHP/FI, e JavaScript. Também usamos Java no servidor em um serviço, mas nunca no navegador. Pergunte-me porquê.
Líder técnico do CD-ROM infantil interativo “A Turma da Cozinha”, baseado em estória de Marta de Mello e Souza, produzido por Guto Carvalho, com o trabalho de designers, animadores, músicos e programadores da Trattoria di Frame (1994). O CD-ROM foi feito em MacroMedia Director, programado em Lingo.
Colunista regular nas revistas Macmania e Info Exame na década de 1990.
Desenvolvedor dos aplicativos educacionais “Terminologia Médico-Cirúrgica” (para Apple II) e “Introdução ao Micro” (para Apple II e IBM-PC) no Programa Informática e Educação do SENAC-SP, liderado por Carlos Seabra. Os aplicativos para Apple foram escritos em AppleSoft Basic com o TakeOne Toolkit. No PC, usei Turbo Pascal com uma biblioteca para manipular bitmaps PCX.
Instrutor de programação desde 1983 (como autônomo ou funcionário do SENAC-SP).
Co-autor da peça “The Time Has Come”, com Paulo M. R. Camargo, vencedora dos concursos de teatro amador da Cultura Inglesa e do São Paulo Athetic Club.
Associado da Elo de Amadores de Jogos, clube de jogos de mesa criado por Mario Seabra, que funcionou entre 1978 e 1981.
Programador auto-didata desde 1978. Meu primeiro computador foi uma calculadora programável TI-58 emprestada do meu pai. Meu primeiro programa interessante foi portar o jogo Alunissagem do manual da HP-25 para a TI-58.
Inventor (amador) de jogos de tabuleiro desde 1977.