Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


dadoware:dadoware

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
dadoware:dadoware [2018-01-02 10:29]
luciano
dadoware:dadoware [2018-01-02 14:36] (atual)
luciano
Linha 5: Linha 5:
 Se já sabe como usar, vá direto para a [[lista de palavras]]. Se já sabe como usar, vá direto para a [[lista de palavras]].
  
-Para praticar a digitação da sua frase-senha,​ use o [[:​passdrill]].+Para praticar a digitação da sua frase-senha ​com segurança no terminal do seu computador, use o [[:​passdrill]].
  
 ===== Introdução ===== ===== Introdução =====
  
 **Dadoware** é um método para gerar senhas mais seguras usando **lápis**, **papel** e **dados** para construir frases com palavras sorteadas. **Dadoware** é um método para gerar senhas mais seguras usando **lápis**, **papel** e **dados** para construir frases com palavras sorteadas.
 +
 +Tem uma [[https://​xkcd.com/​936/​|tirinha do XKCD]] (em inglês) que explica bem porque uma senha formada por várias palavras é melhor que uma senha tipo ''​Tr0v4dor&​3''​.
  
 Você pode (e deve!) usar um [[:​gerenciador de senhas]] para criar e armazenar senhas fortes para todas as suas contas. Mas para proteger seu arquivo de senhas você o ideal é usar uma **frase-senha** (//​passphrase//​). Essa frase-senha funciona como uma espécie de "chave mestra"​ para você poder abrir o próprio gerenciador de senhas. Você pode (e deve!) usar um [[:​gerenciador de senhas]] para criar e armazenar senhas fortes para todas as suas contas. Mas para proteger seu arquivo de senhas você o ideal é usar uma **frase-senha** (//​passphrase//​). Essa frase-senha funciona como uma espécie de "chave mestra"​ para você poder abrir o próprio gerenciador de senhas.
Linha 108: Linha 110:
 O **Dadoware** foi criado pela ThoughtWorks em 2016 como um livreto de 40 páginas para ser distribuído na [[https://​cryptorave.org/​|CryptoRave]] e em outros eventos. Eu escrevi o texto e fiz o lay-out do miolo do livreto, com a ajuda do [[https://​twitter.com/​deniscostadsc|Denis Costa]]. A designer Letícia Nunes, nossa colega na ThoughtWorks,​ fez a capa. Vários colegas da ThoughtWorks ajudaram a revisar a lista de palavras. O **Dadoware** foi criado pela ThoughtWorks em 2016 como um livreto de 40 páginas para ser distribuído na [[https://​cryptorave.org/​|CryptoRave]] e em outros eventos. Eu escrevi o texto e fiz o lay-out do miolo do livreto, com a ajuda do [[https://​twitter.com/​deniscostadsc|Denis Costa]]. A designer Letícia Nunes, nossa colega na ThoughtWorks,​ fez a capa. Vários colegas da ThoughtWorks ajudaram a revisar a lista de palavras.
  
-Os arquivos que usamos para criar o livreto ​estão no [[https://​github.com/​thoughtworks/​dadoware|Github]].+O livreto **Dadoware** foi publicado sob a licença CC BY-NC 3.0 BR (Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Brasil). 
 + 
 +Os arquivos que usamos para criar o **Dadoware** ​estão no [[https://​github.com/​thoughtworks/​dadoware|Github]]. ​
  
  
dadoware/dadoware.1514917786.txt.gz · Última modificação: 2018-01-02 10:29 por luciano