Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


flagship

Flagship é um jogo de tabuleiro para 4 a 14 jogadores cujo tema são as batalhas navais no tempo dos grandes navios a vela.

O jogo é baseado na seguinte premissa: os desafios táticos fundamentais da Era de Nelson são interessantes e lúdicos na sua essência, e não é preciso muitos detalhes para apreciá-los.

Estes desafios são: * movimentação limitada pelo vento * canhões que só atiram para o lado * coordenação entre capitães do mesmo esquadrão no calor da batalha (e sem rádio)

Mantendo-se fiel a estes três pontos, a idéia é priorizar a jogabilidade, e deixar de lado qualquer minúcia que torne o jogo mais lento.

Duração

A versão atual do Flagship pode ser jogada em 1h com 4 participantes. Com 6 a 8 participantes as partidas duram de 1h30 a 2h.

Idéias fundamentais

Características mais importantes do jogo:

  • movimentação simultânea: ninguém fica horas esperando a sua vez; a ação é contínua
  • visão espacial: a forma como os navios se movimentam e atiram desafia a visão espacial de cada jogador para encontrar a melhor posição em cada momento
  • movimentação por cartas: um baralho especial define os movimentos possíveis em função do vento, mantendo o realismo mas evitando regras complexas
  • táticas de time: embora cada jogador controla o seu navio, o plano de batalha e a coordenação entre as ações de um time são fundamentais

Cartas de movimentação

Veja algumas cartas inspiradas no design sugerido pelo Humberto Baptista (valeu!):

http://www.ramalho.org/flagship/img/card12-front-50pct.png

http://www.ramalho.org/flagship/img/card12-back-50pct.png

http://www.ramalho.org/flagship/img/card15-front-50pct.png

http://www.ramalho.org/flagship/img/card15-back-50pct.png

Venha experimentar

Qualquer jogo interessante precisa ser muito bem testado para ajustar as regras. Se você quiser ajudar a testar o Flagship, procure-me!


Leia mais: Evolucao do Flagship – para quem já jogou Flagship alguma vez, comentários sobre as mudanças recentes (em 2004).

flagship.txt · Última modificação: 2019-02-01 11:06 por luciano