Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


porque_escolhi_o_dokuwiki

Porquê escolhi o dokuwiki

Existem vários motores de wiki 1). O mais famoso é o MediaWiki, usado na Wikipédia. O MediaWiki tem muitos recursos, alto desempenho, e uma grande comunidade. Porém a administração técnica de um MediaWiki é complicada: o conteúdo fica em dezenas de tabelas diferentes em um banco de dados MySQL. Isso significa que fazer e recuperar um backup não é trivial. E as atualizações do MediaWiki às vezes exigem procedimentos complicados.

Em contraste, o docuwiki não precisa de um banco de dados para funcionar. O conteúdo das páginas fica em arquivos de texto simples, em diretórios. Assim é muito fácil fazer backup – posso usar até o git – e também criar scripts para automatizar tarefas de edição de páginas.

Existem outros motores de wiki que armazenam as páginas em arquivos de texto simples. Porém, entre esses wikis sem banco de dados, eu concluí que docuwiki é o mais amplamente utilizado, o melhor documentado, e aquele suportado pela maior comunidade internacional – uma indicação disso é o número de traduções disponíveis. Depois que eu já havia feito a escolha, o Rasmus Lerdorf (criador do PHP) lacrou a decisão: encontrei um tuite dele contando que wiki.php.net usa docuwiki, e ele foi escolhido porque é fácil de administrar, atualizar e becapear:

1)
Um wiki engine ou motor de wiki é um programa, geralmente instalado em um servidor Web, que organiza e apresenta as páginas de um wiki
porque_escolhi_o_dokuwiki.txt · Última modificação: 2018-01-02 10:11 por luciano